A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí- Etipi, participou nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de março, em Brasília, do Workshop de Alinhamento do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2025. O Evento, que reuniu representantes de todas as unidades federativas, foi realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC – ABEP-TIC, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Índice ABEP-TIC é realizado anualmente, com a avaliação e mensuração de indicadores sobre transformação digital, maturidade de governo digital e a oferta de serviços públicos por meio da tecnologia nos governos estaduais e distritais do Brasil. O Workshop teve como objetivo promover transparência, esclarecer dúvidas e alinhar interpretações sobre o preenchimento do índice.
Representando a Etipi, participaram do evento, o diretor de Gestão Estratégica, Luciano Aguiar e o Gerente de Governança e Inovação, Richardson Santos. Na oportunidade, o diretor destacou a importância do Workshop para o alinhamento com os estados para a avaliação do ano de 2025.
“A participação ativa dos estados evidencia o esforço conjunto para elevar a qualidade da experiência do usuário e ampliar o acesso da população a serviços públicos digitais mais intuitivos e inclusivos. O encontro reforça o compromisso dos entes federativos com a transformação digital dos serviços públicos, alinhada aos princípios de transparência, eficiência e acessibilidade”, afirmou Luciano Aguiar.
Durante o workshop, foram apresentadas as funcionalidades da nova plataforma de submissão de dados do índice, bem como orientações detalhadas sobre os critérios e procedimentos que serão utilizados na avaliação dos serviços digitais. Um dos destaques foi a discussão sobre as atualizações metodológicas do índice, com ênfase na inclusão da nova Dimensão 4, voltada à promoção da linguagem simples na comunicação entre governos e cidadãos.
Em 2024, o Piauí obteve um ótimo desempenho no Índice ABEP-TIC, ficando na terceira posição nacional quanto a oferta de serviços digitais e em primeiro lugar na variação nominal, que se refere à velocidade de transformação digital.