ETIPI

Etipi e BID alinham ações para fortalecer Projeto Quilombo Digital

A tecnologia piauiense tem facilitado vidas, visando transformar o futuro. Exemplo disso é a comunidade quilombola Mimbó, na zona rural de Amarante-PI, que tem conquistado avanços significativos por meio do projeto Quilombo Digital. Para fortalecer essa iniciativa e expandi-la para outras comunidades, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) realizou, nesta terça-feira (19), uma visita técnica ao quilombo, acompanhada por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A equipe foi recebida pelos moradores do Mimbó, que compartilharam suas histórias e destacaram como a tecnologia tem impulsionado o desenvolvimento local. A professora Idelzuíta Rabelo apresentou um panorama da história do quilombo, seus modos de economia e os impactos da conectividade na educação e no dia a dia da comunidade.

Segundo o Gerente de Governança e Inovação da Etipi, Richardson Santos, a visita reforçou a importância de novas ações para fortalecer ainda mais o projeto.

“Tivemos um trabalho bastante produtivo durante a visita técnica ao projeto Quilombo Digital no quilombo Mimbó, em Amarante-PI. Fomos surpreendidos com os avanços culturais, econômicos e educacionais da comunidade. Entretanto, é necessário impulsionar ainda mais esse progresso com ações e projetos complementares, conforme os relatos da própria comunidade. Dessa forma, podemos estabelecer um modelo que possa ser replicado em outras comunidades no estado do Piauí”, disse.

A moradora Marta Paixão, uma das beneficiadas pelo projeto, destacou o impacto da conectividade para a comunidade e a necessidade de melhorias contínuas.

“O projeto foi muito impactante para nós, tanto nos nossos estudos quanto na divulgação do nosso trabalho, como o artesanato, que chegou até a França. Isso representa um avanço muito grande, mas que ainda precisa ser aprimorado. Precisamos garantir que a internet chegue a todas as casas com wi-fi. A internet é potente, mas tem alguns pontos que precisam ser melhorados. Ficamos muito gratos por essa visita, já fazem dois anos da inauguração do projeto e, hoje, com a equipe da Etipi e do BID aqui, é uma oportunidade de avaliar o que já avançou e o que ainda pode ser aperfeiçoado”, relatou.

Como parte desse trabalho, a expansão da conectividade será realizada pela Piauí Link, subsidiária da Etipi, garantindo internet de qualidade para ampliar o acesso à informação, educação e oportunidades para os quilombolas.

Com essa iniciativa, o Governo do Piauí reafirma seu compromisso com a inovação e inclusão digital, utilizando a tecnologia como ferramenta para transformar realidades e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais no Piauí.

O que ler a seguir

Conectando pessoas e governos, impulsionando a
transformação digital do Piauí