A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí- Etipi realizou, nesta quinta-feira (11), a grande final do 1º Concurso Interno de Inovação, consolidando seu compromisso com a melhoria contínua e o fortalecimento de uma cultura inovadora entre suas equipes. Ao todo, onze projetos foram inscritos e cinco selecionados para apresentação em formato de pitch, abordando temas relevantes como cibersegurança, monitoramento de tarefas, mídias digitais, qualidade de produtos e design system.
O evento que foi organizado pelo Escritório de Projetos da Etipi, contou com a participação de uma banca examinadora formada por representantes da Secretaria de Inteligência Artificial (SAI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Sebrae, que avaliaram as propostas com base em critérios de originalidade, impacto e aplicabilidade.
O projeto Gov Mídia – Solução inovadora voltada à gestão de conteúdo em mídias digitais institucionais ficou em 1º lugar, o segundo lugar foi para o projeto Painel de Monitoramento dos Compromissos – Ferramenta de monitoramento inteligente de tarefas e indicadores e em terceiro ficou o projeto Design System – Opala – Proposta de sistematização e modernização visual através de design system.
O presidente da Etipi, Ellen Gera, parabenizou os participantes, as equipes envolvidas no certame e destacou que a inovação é um valor central na Etipi. “Esse é o nosso objetivo, facilitar a vida das pessoas e transformar o futuro, e nesse sentido, a inovação é fundamental. Uma ação como essa reflete o nosso compromisso permanente com a eficiência e a melhoria contínua dos nossos serviços”.
Já Carolina Guimarães, coordenadora de Ecossistema de Inovação da Secretaria de Inteligência Artificial, parabenizou a Etipi pela iniciativa e enfatizou a importância de eventos como este para fomentar um ambiente de experimentação e aprendizado dentro do setor público.
O 1º Concurso Interno de Inovação da Etipi não apenas revelou talentos e ideias promissoras, como também reforçou a importância de iniciativas que estimulem o protagonismo criativo dos servidores.
“Esse reconhecimento não é só pessoal. Ele mostra que, na Etipi, temos um ambiente fértil para criar, experimentar e transformar realidades com soluções digitais. Agradeço à Etipi por abrir esse espaço, por acreditar no potencial das ideias dos colaboradores e por valorizar quem ousa propor novas formas de fazer comunicação pública com mais tecnologia”, disse Leandro Mato, idealizador do Gov. Mídia, projeto vencedor”.
O sucesso do 1º Concurso de Inovação da Etipi abre caminho para novas edições e para o fortalecimento de uma cultura organizacional voltada à inovação, à transformação digital e à excelência no serviço público.
O evento marcou também o lançamento oficial do projeto “Agentes de Inovação”, uma nova iniciativa da Etipi que promoverá encontros temáticos, oficinas práticas com os colaboradores voltadas para o desenvolvimento de soluções criativas dentro da empresa.