Com o objetivo de manter a alta disponibilidade de sistemas e aprimorar a eficiência na prestação de serviços, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) implementou a cultura DevOps em seus processos de desenvolvimento e operações.
A cultura DevOps une as áreas de Desenvolvimento (Dev) e Operações (Ops) com o objetivo de melhorar a entrega de software, promovendo uma colaboração mais estreita entre essas duas funções. A iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Etipi para modernizar os serviços públicos e acelerar a transformação digital no estado do Piauí.
De acordo com o arquiteto DevOps da Etipi, Hipólito Júnior, a adoção do DevOps na Etipi está sendo implementada de acordo com parâmetros internacionais avançados.
“Aqui na Etipi, estamos avançando com a implantação da Cultura DevOps atuando de acordo com os pilares do DevOps: planejamento, codificação, compilação e testes de software, além da publicação, operação e monitoramento desses sistemas que entregamos”, afirmou.
Hipólito relata que estão sendo utilizadas ferramentas essenciais para o monitoramento de erros e análise de códigos, permitindo que a equipe atue imediatamente em problemas de disponibilidade desses serviços.
“As ferramentas que adotamos até o momento são, principalmente, o Sentry, para monitoramento de erros nos serviços disponíveis para o cidadão; o SonarQube, ferramenta para análise estática de código, que garante uma entrega de códigos com maior qualidade e segurança; e o Uptime Kuma, que é utilizado para monitoramento do estado dos serviços e sistemas, permitindo que a equipe atue imediatamente em problemas de disponibilidade desses serviços”, explicou.
A Etipi tem desempenhado um papel essencial na transformação digital do Piauí, desenvolvendo sistemas e dando suporte técnico para os órgãos da administração pública. A implementação da cultura DevOps é um passo significativo nesse processo.
Dessa maneira, a Etipi reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência na entrega de soluções tecnológicas avançadas, sempre visando melhorar a eficiência nos processos administrativos e a qualidade dos serviços prestados à população.