Na manhã desta sexta-feira (5), a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), representada pelo secretário João de Deus, se reuniu com Ellen Gera, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí ( Etipi), para discutir ações estratégicas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas por meio da tecnologia.
O encontro teve como foco principal a integração e o aprimoramento dos dados dos sistemas da assistência social, com o objetivo de tornar mais eficaz o atendimento à população em situação de vulnerabilidade. A iniciativa faz parte do esforço do Governo do Estado para modernizar a gestão pública, utilizando a tecnologia como ferramenta para garantir mais eficiência, transparência e agilidade nos serviços sociais.
Além da integração de dados, a conectividade foi outro ponto central da reunião. A proposta é ampliar o acesso à internet em unidades e casas de atendimento social, garantindo que esses espaços estejam conectados à rede estadual e possam operar de maneira mais eficiente, com sistemas interligados e comunicação em tempo real.
Segundo o secretário João de Deus, a parceria com a Etipi será essencial para dar mais agilidade ao trabalho desenvolvido pela Sasc. “Estamos montando, junto com a Etipi, uma estratégia para consolidar as informações da rede de assistência social e de direitos humanos, disponibilizando-as de forma mais acessível e transparente. Isso vai facilitar o trabalho das equipes e mostrar os resultados alcançados. Para que isso seja possível, precisamos de internet de qualidade e sistemas funcionais — e é exatamente isso que a Etipi nos ajuda a construir”, declarou.
Já o presidente da Etipi, Ellen Gera, destacou o papel do Estado em levar a transformação digital para a vida prática dos cidadãos. “O Governo do Estado do Piauí já é reconhecido como o governo mais digital do Brasil. A nossa meta agora é fazer com que toda essa digitalização chegue de fato na mão do cidadão para facilitar a vida das pessoas. E, para não deixar ninguém para trás, é com esse trabalho em conjunto com a Sasc”, afirmou.
A parceria entre Sasc e Etipi deve avançar com a implementação de um cronograma de ações técnicas nos próximos meses, incluindo mapeamento de unidades, levantamento de infraestrutura e definição de protocolos de integração entre os sistemas.