O Gov.pi Cidadão chegou a 34.905 downloads (android e IOS) e 26.305 contas criadas na plataforma de governo digital. Nos primeiros dias do mês de dezembro, o Gov.pi Cidadão já registrou quase 1.500 novas contas na plataforma. A tamanha busca revela o interesse dos piauienses em dispor dos serviços públicos com rapidez e agilidade, por meio de plataformas digitais. A aba Meus Veículos e Minha CNH aparecem como os serviços mais buscados pelos cidadãos.
Lançada em setembro de 2023 com 50 serviços, a ferramenta vai encerrar o ano ampliando a oferta de serviços, uma das novas possibilidades dentro do aplicativo é o processo de realização das novas matrículas para a rede estadual.
Os interessados em ingressar na educação pública ou matricular filhos e outros dependentes nas escolas da rede estadual devem baixar o aplicativo e seguir o passo a passo indicado para a realização desse processo. O Gov.pi Cidadão está disponível em todas as lojas de aplicativo, tanto no sistema Android, como IOS. Uma outra forma de acesso ao processo de matrículas é pelo site: Seduc Verso – Faça agora sua matrícula digital 2024.
Para o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí, Ellen Gera, todas as áreas têm sido tocadas pela transformação digital no Piauí, trazendo muitos benefícios.
“A tecnologia tem auxiliado para que as pessoas tenham acesso às políticas públicas no estado e o processo de matrículas também entra nessa questão. Foi uma decisão acertada do governador Rafael Fonteles e do secretário de educação, Washington Bandeira, integrar a educação com a tecnologia, no sentido de permitir que o fluxo processual das matrículas seja totalmente digital. Assim, vamos atender mais pessoas, sem que precisem sair de casa”, explicou Ellen Gera.
Durante a solenidade de lançamento do processo digital de matrículas das escolas da Seduc, realizado nesta segunda-feira (11), no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles enfatizou que a tecnologia é a palavra do momento no estado e, a partir dela, vidas estão sendo transformadas. “Precisamos apostar tudo na tecnologia, pois ela torna os processos mais ágeis e mais baratos. Dessa forma, o estado economiza e investe em outras áreas. O estado existe para melhorar a vida das pessoas e é isso que temos feito”, concluiu.
Para 2024, o Gov.pi Cidadão deve disponibilizar serviços voltados aos servidores públicos, como o acesso a sua jornada de trabalho, com informações sobre faltas, férias, ponto eletrônico e contracheque. Dentro da plataforma, será possível ainda o acesso ao comprovante de residência e à ferramenta de assinatura digital, aos moldes do gov.br, dentre outros serviços.