ETIPI

Plataforma Piauí Primeira Infância fortalece ações do Governo do Estado na área da saúde

A plataforma Piauí Primeira Infância segue beneficiando a população piauiense ao fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças na primeira infância, por meio do uso estratégico da tecnologia e da integração de dados. Como parte desse trabalho contínuo, a ferramenta foi apresentada a profissionais de saúde e coordenações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em um encontro voltado ao aprimoramento da gestão e do cuidado integral na infância.

Durante a apresentação, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, detalhou o funcionamento da plataforma, destacando os benefícios da integração de informações e o papel da tecnologia como suporte qualificado à tomada de decisões e à ampliação da efetividade das políticas públicas.

A plataforma permite reunir dados de diferentes áreas, promovendo uma visão integrada da realidade da primeira infância no estado. Com isso, gestores e profissionais conseguem planejar ações mais alinhadas às necessidades do território, acompanhar atendimentos e direcionar políticas públicas de forma mais eficiente, garantindo melhores resultados para as crianças e suas famílias.

Segundo Ellen Gera, o Piauí Primeira Infância contribui para transformar dados em ações concretas, fortalecendo o cuidado desde os primeiros anos de vida. “Atualmente, a plataforma já está presente em 200 municípios do estado, consolidando-se como um importante instrumento de apoio à gestão pública e ao cuidado integral na primeira infância”, afirmou.

A iniciativa reforça a atuação integrada do Governo do Estado e o fortalecimento das redes de atenção à saúde, promovendo desenvolvimento, proteção e qualidade de vida desde os primeiros anos de vida das crianças piauienses.

Participando do encontro, o superintendente da Associação Reabilitar, entidade responsável pela administração da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Aderson Luz, avaliou positivamente a plataforma. “A plataforma Piauí Primeira Infância é um divisor de águas, pois possibilita o acesso integrado às informações, garantindo um acompanhamento mais eficiente das pacientes. Com dados qualificados, é possível identificar riscos e agir de forma preventiva”, destacou.

O que ler a seguir

Conectando pessoas e governos, impulsionando a
transformação digital do Piauí