Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de valorização à vida, a plataforma de governo digital do Piauí, Gov.pi Cidadão, reforça o cuidado com a saúde mental disponibilizando informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Piauí.
A cartilha digital, desenvolvida pela Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) reúne os principais serviços de apoio no estado, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos, o Programa de Volta pra Casa, além de hospitais e ambulatórios especializados.
Atualmente, o Piauí conta com dezenas de CAPS distribuídos entre a capital e o interior, garantindo atendimento a adultos, crianças e adolescentes em diferentes modalidades. A cartilha também informa sobre o programa “Minutos pela Vida”, que oferece escuta psicológica gratuita pelo telefone 0800 280 2882, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O coordenador de produtos da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Maycon Morais, explica que esse é um serviço que visa facilitar o acesso a essas informações através da tecnologia. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população a informações essenciais, utilizando a tecnologia como aliada na valorização da vida”, afirmou.
Para consultar os locais de atendimento e saber mais, basta acessar o Gov.pi Cidadão, via site oficial pidigital.pi.gov.br/ ou baixar o aplicativo pela App Store ou Play Store, e buscar pelo serviço ‘Obter Informações sobre Rede Psicossocial’.