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Sustentabilidade: Governo do Piauí já economizou mais de 30 milhões de folhas de papel com o uso do SEI

O Governo do Piauí tem buscado cada vez mais o aperfeiçoamento dos processos administrativos, através da implementação do processo de transformação digital em seus órgãos. Uma das principais iniciativas é o fortalecimento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que também traz uma significativa economia de recursos naturais, especialmente quanto ao uso de papel.

O sistema tem contribuído para a melhoria da comunicação interna e externa dos órgãos públicos, além de reduzir a utilização de papel, revolucionando a forma como os documentos são produzidos e gerenciados. Com isso, alinha a tecnologia com o meio ambiente.

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi contabiliza que, desde a sua implementação, o SEI já gerou mais de 6,4 milhões de documentos no estado e recebeu mais de 3,2 milhões de documentos, incluindo esses diversos formatos digitais. Quanto aos processos, foram mais de 1,7 milhão no estado.

Considerando apenas os documentos gerados e processos, isso significa uma economia de mais de 30 milhões de folhas no formato A4, o equivalente a mais de 3 mil árvores, reafirmando a importância do governo digital para a sustentabilidade.

Segundo o gerente de Segurança da Informação da Etipi, Cristiano Altino, além da sustentabilidade, preservação do meio ambiente, a utilização de sistemas digitais também traz vantagens como a redução de custos com impressão, armazenamento e transporte de documentos, além da maior segurança e integridade das informações, uma vez que o sistema possui mecanismos avançados de controle e proteção de dados.

“A transformação digital é fundamental para contribuir cada vez mais para um mundo sustentável, que está diretamente relacionado com a redução de custos e a segurança da informação. O fortalecimento da economia de papel contribui para a preservação do meio ambiente, com menos impressões. Assim, temos menos gastos com papel e mais segurança com mecanismos avançados de gestão”, afirmou.

Aplicativo SEI Piauí – experiência digital amplia as possibilidades de uso e economia de papel

Além do uso habitual do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), a ferramenta também pode ser utilizada agora por meio de um aplicativo. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi, o App possibilita a integração com a autenticação no gov.br, viabilizando aos usuários externos realizar assinaturas de contratos e efetuar petições eletrônicas de forma eficiente, o que gera ainda mais economia de papel.

O SEI Piauí já está disponível para acesso nos sistemas iOS, por meio da AppStore, e para Android, na PlayStore.

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