ETIPI

Visita de instituições nacionais reforça protagonismo do Piauí nas políticas para a Primeira Infância

Representantes da Instituição Bem Comum e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal estiveram em Teresina, nesta quarta-feira (03), para uma imersão nas estratégias do Programa Piauí Primeira Infância, iniciativa que vem se destacando nacionalmente pelo uso de dados, integração entre órgãos e tecnologias inovadoras aplicadas às políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos.

A visita reforça o protagonismo do Piauí na implementação de políticas efetivas para a Primeira Infância e mostrou como a articulação entre governo, instituições parceiras e tecnologia pode gerar impacto real e duradouro.

O encontro teve como foco a apresentação do Observatório de Dados e a Plataforma Piauí Primeira Infância. Sob a gerência da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi, o sistema reúne informações essenciais para monitorar famílias, acompanhar indicadores e aprimorar a tomada de decisões.

Segundo o diretor de negócios da Etipi, Tarso Neto, a ferramenta possibilita uma gestão qualificada, com base em dados e integração segura entre políticas sociais, educacionais e de proteção.

Durante a agenda, representantes da Etipi, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Pacto pelas Crianças do Piauí compartilharam experiências e resultados alcançados, além de dialogar sobre ações de cooperação com as instituições visitantes.

Na ocasião, o Estado apresentou soluções que já ampliaram o alcance e a eficiência de serviços essenciais, garantindo acompanhamento mais preciso das famílias e fortalecendo estratégias voltadas ao desenvolvimento infantil.

Para a coordenadora de Fortalecimento da Aprendizagem do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Lia Sousa, migrar para o aplicativo foi essencial para potencializar ainda mais esse processo de acompanhamento. “Essa ferramenta é uma fortaleza para esse pilar de acompanhamento e monitoramento das ações do programa de alfabetização na idade certa e que foi bem acolhida. O diferencial dessa união com a tecnologia é a oportunidade de chegar até a sala de aula, pois estará a palma da mão do professor, do gestor escolar”, disse a coordenadora.

Segundo a Etipi, ao apostar em ferramentas digitais, integração de dados e processos inovadores, o Piauí inspira outros estados e consolida um modelo de governança voltado à proteção, ao cuidado e ao desenvolvimento integral das crianças.

O que ler a seguir

Conectando pessoas e governos, impulsionando a
transformação digital do Piauí